O que esperar de uma escola de qualidade?

Por Katiane Souza

Por Katiane Souza 17/07/2023 - 17:46 hs

Muito se tem falado que precisamos de escolas com qualidade. E, a exemplo de muitos pais que são preocupados com o futuro de seus filhos, é natural que haja cobranças à instituição responsável por esse conhecimento, que no caso geral é a escola.

Entretanto, é essa escola onde seus participantes precisam da real definição de quem é quem e qual o papel de cada um nesse processo. Afinal, seja família, escola ou aluno, todos querem a mesma coisa: A APRENDIZAGEM EFETIVA DO ESTUDANTE; que garanta ao indivíduo a capacidade de autonomia e domínio de habilidades necessárias para tempos atuais e futuros.

Com isso vamos refletir sobre a importância de atentarmos para esclarecimentos simples, mas que fazem uma diferença significativa nesse processo.


O estudante não pode se eximir de suas responsabilidades na escola como:

*Ser assíduo;

*Obedecer regras do espaço escolar; 

*Respeitar colegas e funcionários

*Sem esquecer de que:

A escola é uma instituição que propicia o acesso a conhecimento cientifico. Não a única, porém é a que tem a habilitação legal. Habilidades sociais são ampliadas na escola, sim, AMPLIADAS. Pois a família é a primeira instituição social que qualquer indivíduo tem acesso antes de frequentar qualquer outra. 

Assim sendo, a escola não será exclusivamente responsável para construir cidadão de bem. Mas precisa sempre ser parceira e sinalizar quando que houver necessidade de intervenções mais precisas da família.


A escola é uma instituição que Ajuda o indivíduo a entender que existe tempo para tudo e lugar para tudo. Habilidade de extrema importância em um mundo imediatista de fast food e 5G. 

O esperar, organizar o tempo, aguardar, oportunizar e compreender que antecipar os processos nem sempre é saudável, é uma habilidade desenvolvida na escola. Como entrada, tolerância a entrada, fardamento adequado, horário de lanche, horário de saída, aulas em salas especificas e quadras. Essas habilidades forjam no indivíduo a capacidade de adequação e ajustes com êxito, onde pode-se ver frutos de adultos que se adequam a ambientes sem causarem conflitos, equilibrados e ajustados emocionalmente. 

Por isso as crianças passam pelo processo da primeira infância desenvolvendo habilidades sociais, emocionais, motoras e cognitivas. Construindo bases sólidas para os conhecimentos que com o desenvolvimento da idade e maturidade vão se preparando para receberem outros conhecimentos e desenvolverem mais habilidades. 

A escola tem o papel de abrir portas para o conhecimento cientifico. Mas o estudante, não pode ser poupado de assumir suas responsabilidades como agente participante do processo de uma escola de qualidade. Bem como, os pais precisam assumir parcerias em apoiar a escola em cumprir o papel de ser família no que diz respeito aos cuidados básicos e primários do indivíduo.


Uma escola de qualidade não é feita por uma um só via. Ela é parte de um tripé que sustenta a ideia da tão sonhada escola de qualidade que toda família deseja para seu filho.

E o que você acha sobre isso? Se quiser, pode comentar abaixo ou me mandar uma mensagem por minhas redes sociais.

Até a próxima!